2.2.09

CASAQUINHO VERDE PRIMAVERA

MATERIAL

1 novelo Flower verde cor 012 – Texin

Agulhas para tricô nº 4

4 botões verdes

Agulha para costurar

Obs: todo o trabalho será confeccionado usando os dois fios juntos.


Pontos empregados :

Tricô Meia

Cordao de tricô

Ponto de barra 1/1

Ponto fantasia

Casa para o botão

Modo de fazer:

Costas: monte 50 pontos na agulha para tricô, trabalhe oito carreiras no ponto de barra 1/1 e mude para o ponto fantasia. A 13,5 cm de comprimento desde o inicio, para formar as cavas, arremate dois pontos de cada lado e continue o trabalho em ponto de barra 1/1. A 24,5 cm de comprimento, arremate 14 pontos de cada lado para os ombros e coloque os 18 pontos restantes a espera numa agulha auxi­liar ou alfinete para tricô.

Frente esquerda: monte 35 pontos na agulha para tricô, trabalhe os cinco primeiros pontos sempre em cordões de tricô para 0 transpasse e os pontos restantes no ponto de barra 1/1, após trabalhar oito carreiras, mude os 30 pontos de barra 1/1 para o ponto fantasia. A 13,5 cm de comprimento desde o começo, arremate dois pontos fantasia para formar a cava e mude os pontos fantasia para ponto de barra 1/1. A 23 cm de comprimento desde o início, para formar o decote, arremate oito pontos uma vez, dois pontos uma vez, um ponto uma vez. A 24,5 cm de comprimento desde o início, arremate todos os pontos.

Frente direita: trabalhe como a frente esquer­da invertendo o lado do transpasse, da cava e do decote. Forme as casas para os botões no meio do transpasse, sendo a primeira casa a 1 cm de comprimento e as três casas restantes com 7 cm de distância entre cada uma. Mangas: monte 45 pontos na agulha para tricô, trabalhe oito carreiras no ponto de barra 1/1 e mude para o ponto fantasia. A 13,5 cm de comprimento desde o início, arremate todos os pontos.

Ponto Fantasia

Número de pontos divísivel por 5. 1ª, 3 a e 5ª carreiras - *5 meia, 5 trico*, repetir de * a *; 2 a e 4 a carreiras - * 5 trico, 5 meia*, repetir de * a *; 6 a, 8 a e 10ª carreiras - * 5 trico, 5 meia*, repetir de * a *; 7 a, 9" carreiras - *5 meia, 5 trico*, repetir de * a *; 11ª carreira - voltar à 1" carreira.

Montagem

Costure os ombros e as laterais.

Feche as mangas e pregue ao redor das cavas.

Para trabalhar a gola, deixe os cinco primeiros pontos do transpasse do lado direito e levante 14 pontos ao redor do decote, retome os 18 pontos das costas que estão à espera e levante 14 pontos ao redor do decote do lado esquerdo terminando antes do transpasse. Trabalhe em cordões de tricô até obter 5 cm de comprimen­to e arremate todos os pontos.

Pregue os botões no transpasse da frente es­querda.

Amostra

Para um quadrado com 10 x 10 cm, monte 21 pontos na agulha para tricô n° 4 e trabalhe 33 carreiras no ponto fantasia.

Criação:

Neusa Maria La Ferreira

6 comentários:

  1. Gostei muito da receita mas faltou referência as mangas, como faze-las, grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A descrição das mangas, está no parágrafo da explicação da frente direita do casaco.

      Excluir
  2. Qual o tamanho que ficará o lindo casaquinho?

    ResponderExcluir
  3. Qual o tamanho que ficará o lindo casaquinho?

    ResponderExcluir
  4. Para qual idade?Não aparece

    ResponderExcluir
  5. Grave um vídeo para iniciantes por favor!👍👍👍

    ResponderExcluir